A Mágica da Arrumação e a Técnica Konmari


A japonesa Marie Kondo revolucionou o mundo no que se trata de organização com seu livro A Mágica da Arrumação, onde descreve dicas que fogem ao senso comum de como se organizar o seu ambiente de vivencia e em como isso afeta toda sua vida. Preciso confessar que organização nunca foi o meu forte e quando soube desse livro, o devorei ávida por encontrar a receita secreta de como manter a casa organizada. Meu guarda-roupa já notou a diferença, então resolvi trazer pra vocês o que aprendi com esse livro:

1 - Comece descartando.

Passo básico da organização, descartar o que não é necessário é inevitável. Hora de desapegar.

2 - Mantenha apenas o que te faz feliz.

Esse foi aquele momento em que percebi porque era o clichê da mulher que tem um armário entulhado de roupas (e mais uma comoda) e ainda assim vive repetindo que não tem roupa. Muito pouco do que eu tinha, eram roupas que eu me sentia bem e bonita as usando. E segundo Marie Kondo, devemos manter apenas o que nos faz feliz. Assim, a organização contribuirá para o nosso bem-estar.

3 - Organize uma categoria por vez.

É comum organizarmos a casa por cômodo, mas segundo Marie Kondo, o correto é organizar por categorias.
"Na maioria dos casos, itens da mesma categoria são armazenados em dois ou mais locais pela casa. Se, por exemplo, você começar a arrumação pelo armário do quarto, quando acabar de separar o que fica e o que sai é provável que encontre peças de roupa que tinha guardado em outro lugar."
A ordem correta segundo a autora é: roupas, livros, documentos, itens variados e ao fim, artigos de valor sentimental. E se você tiver muitas roupas, você pode dividi-las em subcategorias:

  • BLUSAS (camisas, suéteres, etc.);
  • PARTES DE BAIXO (calças, saias, etc.);
  • ROUPAS DE PENDURAR (blazers, casacos, ternos, etc.);
  • MEIAS;
  • ROUPAS ÍNTIMAS;
  • BOLSAS;
  • ACESSÓRIOS (lenços, cintos, chapéus, etc.);
  • ROUPAS PARA OCASIÕES ESPECÍFICAS (biquínis, sungas, uniformes, etc.);
  • SAPATO.

4 - Faça sozinha.

O risco de alguém de sua família querer pegar para si algum item que você pretendia descartar apenas por dó de jogar fora, é imenso (eu sei o quanto isso é verdade), e sua casa irá continuar entulhada de tralhas.

5 - Guarde verticalmente.

Nada de empilhar as coisas. Isso além de dificultar seu trabalho na hora de procurar as coisas, pode desgastar as fibras dos tecidos das roupas que estiverem em baixo da pilha. Utilizando o método KonMari, você consegue visualizar melhor tudo o que possui além de economizar muito espaço.

6 - Não guarde alimentos em suas embalagens originais.

Geralmente alimentos vêm em embalagens de diversos tipos (garrafas, latas, caixas, pacotes) e tamanhos. Guarda-los dessa forma pode dar um aspecto bagunçado a seu armário e prateleiras. Coloque os alimentos em recipientes mais limpos visualmente e padronizados. e sua cozinha terá uma "cara" muito mais organizada.

A mágica da arrumação e o método Konmari
Imagem: https://www.awebic.com
E aí? Você já conhecia o método Konmari? Qual a sua experiência com organização? Se tiver alguma dica valiosa, é só deixar aqui nos comentários.


Share:

0 comentários

Olá! Não esqueça de dizer o que achou aqui nos comentários, pois a sua opinião é muito importante para mim. Beijos.