A Problemática dos Chamados Romances na Literatura Atual.



Precisamos falar sobre romance. Mais especificamente sobre o romance na literatura atual.

Romance: 1. Narrativa ficcional em prosa, com vários personagens e acontecimentos, mais extensa e mais complexa que o conto e a novela. 2. Descrição extensa e fantasiosa. 3. Aventura amorosa.

Deixemos de lado o termo quando classifica gêneros textuais, e foquemos na classificação em gêneros literários; aquela que nos diz o assunto a ser tratado na obra. Aventura Amorosa.

Amoroso: Que tem ou sente amor.

Logo percebemos que uma ficção que tem Romance como gênero literário, tem como base um estória de amor. Ou pelo menos, é o que deveria ser.

Nos últimos anos, tenho diminuído minha cota de romances em minhas listas de leitura, não por não gostar do gênero, mas por uma sucessão de desapontamentos. Afinal, se abro um romance para lê-lo, espero encontrar ali uma estória de amor. Então, imagine você a minha reação ao me deparar com estórias de obsessão, abuso e agressão.

Minha primeira decepção foi com um livro que ficou tão famoso que ganhou uma adaptação para o cinema. Naquela época, ele nem mesmo havia sido publicado aqui no Brasil, e eu, ansiosa para ler uma nova estória e sem dinheiro para comprar um livro, optei pelo download de um e-book traduzido por leitores.

Cerca de dois anos se passaram e me senti na vontade de dar um tempo na literatura fantástica e me aventurar novamente pelas águas dos romances. E atraída pela palavra "máfia" na sinopse, acreditei que estava prestes a iniciar uma boa leitura. Porém, percebi que fora enganada ao me deparar com a estória de um relacionamento abusivo onde a mocinha é tratada com extrema violência e arrogância pelo "mocinho". Com isso, você deve estar pensando que ao final, o livro nos apresenta uma linda mensagem de conscientização contra a violência à mulher. Porém, ao contrário disso, vemos uma suposta "linda estória de amor".

Eu poderia escrever um livro apenas para citar exemplos de estórias como a de um dos livros mais vendidos da atualidade onde o rapaz trata a moça como lixo, a leva para o meio de uma mata onde acontece uma cena caliente, a trata como a barata que mora na porta do banheiro, a leva para a cama, a trata pior que a barata que mora na porta do banheiro, etc... E ao fim, tudo é justificado pelo mal relacionamento que o sujeito tem com o pai e sua aparência atraente. E mais: é aplaudido como uma "linda estória de amor".

Me preocupo em ver uma geração que aceita um homem ser violento e completamente tosco com uma mulher, e achar que uma infância triste e uma barriga de tanquinho são justificativas para que o sujeito aja de tal forma. Temos garotas de 12, 13 anos de idade lendo esses livros e sonhando com esses "mocinhos", os chamados de crushs literários. Que geração de mulheres estão sendo formadas? Uma geração que acha que um homem levá-la para a cama e na manhã seguinte a pisar como se fosse um inseto, é uma situação normal e sinônimo de amor?!

Escrevo esse texto como forma de protesto, e também como um apelo aos escritores. Tudo que vemos, lemos ou ouvimos, exercem um papel na formação de nosso caráter, mesmo que indiretamente. Portanto, por mais que se trate de uma estória ficcional, um livro tem o poder de formar opiniões. Com isso, só peço que tomem cuidado quanto a mensagem que está sendo passada através de seus textos. Cito aqui, a famosa frase saída de um dos HQ's da Marvel: "com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades."

Share:

14 comentários

  1. Nossa, achei o post super interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, é tenho a mesma opinião, as vezes quando o mocinho e apenas grosso (leia-se mal educado) dá até para ler, mas tem uns relacionamento é abusivo, que não da mesmo...Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou fã de livros kkk gosto é de vê as capas porém vejo muitos blogues comentando sobre os romances e tem até blogueiras que detestam kkk

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério??? Livros são maravilhosos! kkk Meu problema não é com os romances. É com a forma com que alguns autores os têm deturpado.

      Obrigada pelo comentário. Beijos ♥

      Excluir
  4. Eu concordo totalmente com você. É preocupante ver que livros que vendem crueldade, violência e machismo sejam os mais vendidos da atualidade. E quanto irresponsabilidade de quem os escreve, não é?
    Parabéns pelo artigo.
    Um beijo!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís. Fico triste de mais.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos, ♥

      Excluir
  5. Sério, você me descreveu neste texto. Estou me decepcionando muito com o meu gênero literário preferido porque ele literalmente romantiza o relacionamento abusivo, como se ter problemas com o papai ou qualquer outra coisa justificasse tratar a mulher literalmente como submissa só porque na cama eles se dão muito bem (sendo que ela é literalmente submissa na cama também). Não tenho nada contra livros eróticos, tanto que leio alguns que são realmente interessante, mas a maioria abusa deste gênero e não se preocupa se está romantizando um relacionamento abusivo ou coisa do tipo.
    Adorei seu texto, realmente levantou uma questão que está acontecendo sempre.
    Adorei o seu também, estou seguindo!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma triste realidade.

      Obrigada pelo comentário ♥.
      Beijos!

      Excluir
  6. Está mais que certa, também tenho diminuído minha listinha de leituras, gosto de livros gostosos que enche nossos corações, que nos fazem suspirar e sonhar e não livros que nos faça sofrer e fica indignada sabe?
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ana. Eu até gosto de me indignar às vezes, mas não da forma comos esses livros da atualidade têm feito. Não é uma indignação que faz a gente ver o mundo diferente e abrir os olhos.

      Excluir
  7. Olá!! Excelente texto!

    Também me preocupo com essa geração que se encanta com um cara bonito e charmoso (e rico, claro) mas que também é um grosseirão abusivo. Respeito em primeiro lugar!

    Está certo que o ser humano tende a repetir com os outros o que fizeram com ele, mas isso não justifica mals comportamentos - como você disse. O ser humano também é um ser inteligente que pode decidir quebrar os ciclos ruins (de violência, abuso, etc) e tratar com respeito os outros seres humanos dali pra frente. E isso deveria ser mais evidenciado nos livros.

    Continue escrevendo!

    sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Meu Deeeeeeeeus Kezia que post foi esse??? Concordo plenamente com voce pois percebo uma diatorcao do certo e do errado em varias areas da vida e agora tambem na Literatura. E preciso protestar mesmo senao uma geracao toda sera atingida! Beijinhos

    ResponderExcluir

Olá! Não esqueça de dizer o que achou aqui nos comentários, pois a sua opinião é muito importante para mim. Beijos.