Maratona Pré Nanowrimmo 2016 - Semana 3


     Olá leitores! O meu mundo já esta praticamente todo criado, e essa semana irei me dedicar na criação dos personagens. Na verdade, como eles já foram criados no ano passado quando comecei a escrever a historia, irei apenas aperfeiçoa-los.

Personagens e Fator "E se?"


       Uma dica, é criar uma ficha para cada personagem, com um desenho (uso o app para celular Doodle Face) ou uma foto de alguém que se pareça com o personagem e todas as características anotadas. Aqui a baixo vai um exemplo:


       Mas antes da criação das fichas, acho válido um outro processo: escrever contos sobre o passado dos personagens. Além de ser uma ótima forma de já ir treinando a escrita para novembro, também nos ajuda a definirmos melhor qual a personalidade dos nossos personagens (alguém aí já começou a escrever uma história com um personagem tendo uma personalidade, para no decorrer do tempo ele começar a criar vida própria e se mostrar bem diferente de como você queria inicialmente?). Escrever um conto sobre o passado dos personagens, também nos ajuda a conhecê-los melhor, saber quais são suas dores, quais acontecimentos os tornaram quem são hoje, e quais são suas ambições e anseios.

       Um erro que vejo muitos cometendo é criar um protagonista complexo, a até mesmo um vilão, mas se esquecerem do personagens secundários. Lembre-se: assim como seu protagonista está vivendo a historia dele, ao seu redor há dezenas de personagens secundários vivendo suas próprias historias. Criar personagens secundários tão complexos quanto seu protagonista e vilão torna a história mais enxuta, preenchida e interessante ao leitor. Afinal, não é todo mundo que vai amar seu protagonista e odiar seu vilão. Então, os dê mais opções de personagens para amar e odiar. Mas esses sentimentos só irão se desenvolver no leitor se seu personagens forem tão complexos quanto pessoas reais.

       Com os personagens criados, vem a hora do "e se?". Pegue um caderno ou abra um documento do Word e comece a se perguntar: "E se acontecesse isso com o protagonista?" "E com o vilão?" "E com o fulano de tal?" "E se acontecesse aquilo?" Aqui vale inclusive usar o ambiente de sua história. Por exemplo, se há um vulcão próximo a onde seus personagens vivem, se pergunte o que aconteceria se de repente ele entrasse em erupção. Se em algum momento seus personagens precisarem viajar pelo mar, se pergunte o que aconteceria se tivesse uma tempestade. Se eles vivem no litoral, e se acontecesse um tsunami? E um terremoto? Ou um incêndio que acabe com as moradias, as plantações, o gado? Também é válido se perguntar como os personagens reagiriam caso tivessem de lidar com seus maiores medos. Anote todas as respostas, e isso irá nos dar muitas opções quando acharmos que a vida de nossos personagens esta fácil de mais.

Share:

0 comentários

Olá! Não esqueça de dizer o que achou aqui nos comentários, pois a sua opinião é muito importante para mim. Beijos.