Maratona Pré nanowrimo 2016 - Semana 2



       Olá leitores! Na semana passada, criei toda a parte geográfica do mundo onde se passará minha história. Nessa semana, irei me dedicar à história desse mundo, cultura, idioma, sistema político, economia e mapa.

História, Política e Economia.


       Toda sociedade, tem conflitos. Por isso, é inevitável que não tenha ocorrido alguma guerra no passado de um mundo. No caso de minha história, ha uma guerra acontecendo no presente, e preciso criar toda uma história por trás dessa guerra: Quando a guerra começou? Quem começou? Por quais motivos? Porque ela ainda não acabou? Quais os impactos que ela tem sobre a vida dos personagens, sejam eles guerreiros lutando na frente da batalha, políticos, nobres, ou pobres?

       Caso em seu mundo não tenha uma guerra acontecendo no presente, mas tenha tido uma no passado, é importante se perguntar também quais as consequências que ela deixou na sociedade e como ela influencia o seu mundo hoje.

Imagem: http://www.rpgvale.com.br/2011/02/arte-da-guerra-rpgista-guia-para.html

       Na criação da cultura, é importante definir qual a sensação que quer que os leitores sintam ao ler a história. Depois, imagine que cores passam essas sensações. Por exemplo, tons de cinza irão dar um tom mais sombrio ao ambiente, enquanto que branco e azul claro passa uma sensação de serenidade. Já o vermelho e laranja, passam uma sensação de calor. Após definidas as cores, tente as inserir no seu mundo, nas vestimentas e na arquitetura. As formas devem ser definidas aqui também. Se puder desenhar mesmo de forma amadora os tipos de vestimentas que os habitantes de seu mundo usam e o estilo das construções, será melhor que simplesmente imaginar.

       Logo em seguida vêm outras perguntas, como: como é a  economia em seu mundo? Existe uma moeda, ou é utilizado o esquema de trocas? Se existe uma moeda, qual o nome dela? Quanto ela vale? Em que a economia de seu mundo se baseia?

       Quanto ao regime político, procurei criar um novo regime diferente dos existentes em nosso mundo. O líder máximo do meu mundo ,por exemplo, é chamado de Guia, e esse é um título herdado hereditariamente (como na nossa monarquia). Porém, cada Guia tem um mandato de 30 anos, podendo ser prorrogado por mais 5 anos apenas no caso do filho ainda não ter atingido a maior idade (20 anos) e não ter constituído uma família ( "se um homem não sabe administrar um família, não saberá administrar um povo" é um lema em meu mundo). Em caso de o filho não estar capacitado de subir ao poder ao fim dos 35 anos de mandato do pai, o título será dado ao próximo na linha de sucessão que esteja qualificado.

       Obs: Outro dado importante é a criação de um calendário. Quantos dias e meses tem um ano no seu mundo? Quantos dias e semanas tem um mês? E quantas horas tem um dia? E será que em seu mundo serão usadas as nomenclaturas "anos", "meses", "semanas", "dias'', e "horas", ou os períodos de tempo serão chamados de outra forma?

       O idioma é a parte mais complicada, e longe de mim ter a habilidade para criar algo tão complexo. Por isso, me limitei em criar apenas algumas palavras. Esse é um trabalho que venho fazendo desde o ano passado, e ainda tenho muito o que melhorar. Recomento que você leia o texto Como criar o idioma de um livro de fantasia do Raccoon, onde explica com detalhes.

       Finalmente, o mapa. Não sou desenhista, mas para minha sorte, não é preciso saber fazer linhas retas para criar um mapa. Um conselho é utilizar o mapa do nosso próprio mundo como guia, cuidando apenas de vira-lo para direções diferentes e fazer algumas pequenas alterações. Você pode transformar uma cidade do nosso mundo em uma ilha do seu, ou até mesmo em um continente. Também recomendo o site Inkarnate, próprio para criação de mundos de RPG e é uma mão na roda de quem não tem o dom do desenho.

Mapa de A Ilha de Bardo do livro A Ilha de Bardo feito no site Inkarnate
Mapa de A Ilha de Bardo do livro A Ilha de Bardo feito no site Inkarnate


       No meu caso, preciso de dois mapas. Um mapa múndi do planeta, e um outro de uma cidade subterrânea onde se passa a maior parte da história. Para esse ultimo, usei como inspiração a cidade  subterrânea de Derinkuyu, na Turquia.


Share:

0 comentários

Olá! Não esqueça de dizer o que achou aqui nos comentários, pois a sua opinião é muito importante para mim. Beijos.