Brilho - Em Busca de um Novo Mundo. [Resenha]

Título: Brilho.
Autor: Amy Kathleen Ryan.
Editora: Geração Jovem.
Páginas: 354.
Link do Skoob.

       Em um futuro onde o planeta Terra se tornou inabitável, duas naves - New Horizon e Empyrean - são enviadas ao espaço em uma missão de encontrar um novo planeta para que a humanidade povoe, a Nova Terra. E é nesse cenário que somos apresentados aos personagens Kieran e Waverly, o menino de ouro e a mais velha entre as meninas respectivamente. O casal de namorados, ainda muito jovens, precisam lidar com a pressão da tripulação para que o casamento ocorra o mais rápido possível, já que o espaço interfere negativamente na fertilidade das mulheres, e por consequência é preciso aproveitar sua idade mais fértil. Afinal, sem uma futura geração, a humanidade não sobreviverá.

       Mas tudo ganha um novo foco quando a Empyriam sofre um terrível ataque, e a partir de então nossos personagens precisam lidar com situações nem um pouco fáceis. Nesse livro, vemos crianças sendo forçadas a se tornarem adultas rapidamente. Os personagens são muito bem construídos e podemos perceber sua evolução ao longo da história. Algo interessante é que não temos aquela divisão meio ''contodefadalesco'' da rivalidade entre bem e mal, pois a linha que separa esses lados é bastante tênue, nos levando até mesmo a nos questionarmos sobre as razões para cada um dos personagens tomarem suas atitudes.

       A autora trata de temas bastante polêmicos, como o fanatismo religioso, e apesar de ser uma história passada em um futuro distante, consegue nos levar a refletir sobre temas bastante atuais, como por exemplo, o aborto:

       "- Bem, vou contar - Magda falou. - As pessoas na sua nave não tinham uma boa reputação aqui. Ouvimos dizer que estavam até mesmo permitindo que algumas mulheres abortassem. Eu jamais ouvira falar de tamanha crueldade! Uma mãe matando o próprio filho!
       - Isso só aconteceu uma vez. Para salvar a mãe. O bebê teria morrido de qualquer forma. - Retrucou Waverly.
         - Bem, se fosse eu, teria arriscado tudo para salvar a minha criança."

       O livro me prendeu do inicio ao fim, e não queria dormir enquanto não terminasse de lê-lo. E para completar, veio com um final de encher de curiosidade pela continuação. Essa é uma leitura que vale muito a pena, e que indico para qualquer um que goste de distopias e ficção cientifica.

       "A dor era tremenda! Daquele jeito não conseguia ir a lugar nenhum. Todo o seu esforço havia sido em vão.
         Waverly sentou-se sozinha ali, chorando, segurando o rosto com as mãos. Qual era o propósito de lutar mais? Queria desistir, sabia que seria mais fácil."

Share:

0 comentários

Olá! Não esqueça de dizer o que achou aqui nos comentários, pois a sua opinião é muito importante para mim. Beijos.